Redes sociais geram negócios e ampliam elo com clientes.
Usar ferramentas digitais é um caminho sem volta para as empresas, segundo profissionais do setor
Gabriel Pereira
Além de prospectar negócios, o emprego das redes objetiva uma maior interação com o cliente. A necessidade de se fazer um trabalho mais amplo nesse novo mercado, fez representantes do comércio e da indústria criarem departamentos especializados nas chamadas mídias digitais.
Segundo a profissional de uma agência de publicidade especializada nesse tipo de serviço, Andrea Salles, 22 anos, o trabalho nas redes sociais é mais complexo do que se imagina.
“O trabalho em rede social não envolve apenas a postagem de conteúdos espalhados pela web, mas toda uma ação planejada estrategicamente para atuação, integração, permanência e mensuração de resultados”, afirma.
“Temos que conhecer o público que desejamos atingir e trabalhar conteúdos que sejam importantes no seu dia a dia”, diz Russo. Ele ressalta que entrar nas redes sociais é uma obrigação das empresas. “Não tem muita opção: se a empresa não entrar, o consumidor da marca pode ir embora”, afirma.
Para o professor de Tecnologia da Informação, César Rocha Muniz, embora fundamental, o trabalho em redes sociais exige cuidados. “Como a informação se dissemina muito rapidamente nas redes, na maioria dos casos com participação ativa do consumidor, um passo errado pode provocar estragos grandes”, diz.
